Capítulo 1: A Inteligência Lógica, e a inteligência emocional.
Página 7
A área das ciências humanas oferece um vasto conteúdo em relação à inteligência subjetiva e ao raciocínio lógico. A habilidade de avaliar cada situação, ponderando com prudência, sensatez e equilíbrio, faz toda a diferença. As pessoas mais bem-sucedidas são aquelas que possuem a capacidade de assimilar e aplicar de forma equilibrada essa inteligência abstrata. Este é um dom que poucos possuem e que é crucial para o desenvolvimento saudável dos relacionamentos.
A verdadeira lógica está atrelada à capacidade de compreender cada pensamento, sentimento e desejo, e de julgar apropriadamente cada situação. Há momentos em que as pessoas perdem o equilíbrio e a sensatez, agindo de forma impulsiva, como se fossem animais irracionais dominados pela raiva. Se temos o dom divino de raciocinar e ponderar cada situação, então não temos razão para perder o equilíbrio em nossas atitudes.
Existem pessoas que pagam um preço muito alto por sua impulsividade. Esse é o verdadeiro significado da lógica, e é essa habilidade que nos torna pessoas verdadeiramente inteligentes. A inteligência é o fruto de uma forma de pensamento equilibrada e apropriada. Por isso, devemos nos esforçar ao máximo para que nossas vidas sigam esses parâmetros. Autor: Leonardo Pimentel Menin
Kommentare