Capítulo 1: A Inteligência, e a inteligência emocional.
Página 1
Quando falamos em lógica, logo vem à nossa mente um sentido próprio e específico para determinado assunto. A lógica pode ser definida como a capacidade de raciocinar de forma coerente, inteligível e compreensível. Diversas vezes, nos deparamos com afirmações do tipo: "Isso não tem lógica". A lógica pode ser compreendida tanto numa perspectiva das ciências humanas quanto das ciências exatas. Há uma infinidade de definições, tanto no campo das ciências humanas como no das ciências exatas. Poderíamos dizer que tudo no mundo que pode ser compreendido de forma cognitiva e intelectual se refere a esses dois campos.
Quando dizemos que uma pessoa é muito inteligente com números, estamos nos referindo à sua capacidade cognitiva de raciocínio lógico. Já quando falamos sobre uma pessoa ser proeminente no campo das emoções, estamos nos referindo à sua capacidade cognitiva emocional. A lógica e a inteligência emocional andam lado a lado, formando uma mente saudável, equilibrada e harmônica em todos os seus âmbitos.
É comum encontrar pessoas que são proeminentes apenas no campo do raciocínio lógico e que são um completo desastre no campo dos relacionamentos.
Autor: Leonardo Pimentel Menin
Comments